spacer
spacer
spacer
spacer
 
 
 
Projectos
spacer

 
Editora virtual

 

A Editora das Universidades Lusíada pretende disponibilizar, na íntegra, todo um conjunto de serviços on-line que permita aos interessados aceder, comprar, encomendar ou apenas consultar as publicações editadas pelas Universidades.

Com esse objectivo foi desenhado um modelo do sistema que permite às Universidades fazer a gestão dos recursos electrónicos e das vendas, bem como a divulgação e a disponibilização de informações relacionadas com a edição; possibilitando aos autores, interessados em publicar, aceder a todo um conjunto de informações relativos à forma de encaminhamento dos seus trabalhos.

Edição electrónica

É objectivo das Universidades Lusíada investir na produção de conteúdos e na respectiva difusão electrónica, de forma a descentralizar o acesso à informação.

1.1. Produção de conteúdos digitais

A criação de obras em suportes digitais permite a valorização do seu conteúdo, aumentando a sua difusão e flexibilidade junto do público académico.

É, pois, nosso objectivo incentivar a produção de novos produtos multimédia, acompanhando ou não a edição em suporte papel.

A produção destes conteúdos permitirá uma maior interacção entre todos os intervenientes dos processos administrativos, académicos e financeiros, facilitando a comunicação e consequentes trocas de informação.

Esta necessidade tem como objectivo tornar as Universidades mais eficientes, do ponto de vista administrativo, aligeirando procedimentos que implicavam a presença física dos interessados.

A simplificação e transparência desses procedimentos facilitarão uma maior abertura interna e externa, promovendo a diminuição da burocracia, aumentando a produtividade, diminuindo o tempo de resposta.

As Universidades Lusíada pretendem criar substitutos virtuais de todos os seus Serviços e Departamentos, possibilitando vários tipos de acessos on-line aos utilizadores (docentes, discentes, funcionários, investigadores, visitantes...).

 

1.2. Revistas electrónicas

As revistas científicas editadas pelas Universidades Lusíada serão editadas, juntamente com o formato papel, em formato digital na página web da Editora. Com isto, pretende não só encontrar uma maior divulgação das revistas junto do público académico nacional, mas também junto de outras comunidades académicas internacionais.

A distribuição electrónica das revistas contará com o apoio de um software específico, adquirido para o efeito, que permitirá controlar os acessos, direitos de autor, contabilizar as trocas comercias efectuadas, bem como fazer a recolha de encomendas, vendas, ou, simplesmente, divulgar bens e produtos.

 

1.3. e-Books

A edição de livros em formato digital, previamente codificados para serem lidos num dispositivo electrónico, é uma prioridade na produção de conteúdos digitais. Para além de uma maior qualidade e comodidade na leitura, os e-Books podem ser excelentes meios de apoio às aulas, permitindo:

- Transportar, num dispositivo electrónico, a informação para qualquer lugar;
- Pesquisar;
- Navegar em hipertexto;
- Inserir marcações de leitura (bookmarks);
- Fazer anotações;
- Etc.

Por outro lado, possibilita a todos os interessados:

- Adquirir somente as partes do livro que efectivamente necessitam, sejam capítulos inteiros ou apenas algumas páginas;
- Imprimir de forma rápida e eficaz (tendo em conta os Direitos de Autor);
- Disponibilizar de imediato o documento após a sua aquisição;
- Facilitar o ensino e a aprendizagem à distância.

Os e-Books podem também ser disponibilizados on-line (Portais das Universidades Lusíada) durante um determinado período de tempo, sendo que expirado esse período ficam automaticamente indisponíveis, permitindo um controlo mais rigoroso sobre os direitos de distribuição digitais e de propriedade intelectual.

 

1.4. Sebentas e manuais

A elaboração de sebentas e manuais por parte dos docentes é uma realidade em qualquer Instituição de Ensino Superior. Com o intuito de proporcionarem um instrumento de estudo fiável, as sebentas e os manuais são um meio privilegiado de difusão do conhecimento e uma necessidade da qual os alunos não podem prescindir.

Com o objectivo de facilitar o acesso, a qualquer hora e a partir de qualquer lugar, a estes instrumentos de estudo, as Universidades pretendem, também, disponibilizar a discentes e demais interessados as sebentas e os manuais em formato electrónico.

 

 

Divulgação

As Universidades, através de uma campanha planificada em estratégias de marketing, pretendem divulgar o resultado da investigação interna dos seus docentes, de forma mais incisiva, junto da comunidade científica, da imprensa especializada e do público em geral.

A imprensa contará com um acesso privilegiado, através do sub-portal da Editora, a todas as informações relevantes que compõem as edições das Universidades, sendo para isso elaborado um conjunto de dossiers electrónicos de imprensa sobre cada uma das publicações.

Informações sobre os autores (dados biográficos e académicos, fotografias…) e sobre as publicações (capa, resumo, recensões e recortes de imprensa) serão facultadas em formato electrónico para download.


 

spacer
 
spacer
spacer
spacer
spacer

Optimizado para a resolução 800x600 px
Actualizado em