spacer
spacer
spacer
spacer
 
 
 
Projectos
spacer

 
Internet e Intranet

 

A Internet, inserida nesse processo de actualização e modernização, é sem dúvida um dos principais meios de comunicação, principalmente para as gerações mais jovens que se encontram no nosso público-alvo.

As considerações que a seguir se apresentam pretendem definir a segunda edição da página web das Universidades Lusíada, com a criação de uma nova arquitectura que destaque o funcionamento e a qualidade dos serviços através da aplicação de três grandes eixos:

Serviços de informação

Acesso diário à informação convivial e bilingue, de acordo com as necessidades dos utilizadores. Estes serviços, de uma forma geral, devem ser mais actualizados, mais acessíveis, mais dinâmicos e mais interactivos.

Conteúdos

A orientação redactorial permitirá assegurar uma melhor coordenação das informações publicadas, dos produtos editados (suporte electrónico) e do arquivo electrónico.

As informações a disponibilizar devem ser coerentes, interactivas, temáticas, multimédia e orientadas para o público-alvo.

Publicação

A utilização de instrumentos de criação e de gestão de conteúdos facilitará:

- As orientações e as folhas de estilo comuns;
- A gestão temática dos documentos e a sua indexação;
- O arquivo regular das informações electrónicas.

Difusão

Com o objectivo de se optimizar a visibilidade dos dados dever-se-á:

- Utilizar programação web (XML), de modo a aumentar a acessibilidade e as possibilidades de explorar os serviços de informação, comunicação interactiva e transacção;
- Reforçar a parceria com os multiplicadores de informação (associações, grupos de pressão, serviços de informação, outras instituições, etc.);
- Desenvolver, de forma coerente, as políticas relativas à difusão;
- Instituir um sistema de autenticação de utilizadores;
- Propor serviços interactivos.

 

Serviços de comunicação interactiva

Deve-se permitir ao utilizador participar nas estruturas e nos serviços, de forma interactiva, através de um diálogo aberto, directo e on-line. A exploração da interactividade na Internet pode melhorar a qualidade dos serviços de comunicação, levando à abertura de um diálogo em tempo real, on-line, a funcionar nos dois sentidos.

Neste âmbito, podemos distinguir três elementos principais: os mecanismos de consulta e de retorno da informação, o correio electrónico e os fóruns de comunicação (temporários ou permanentes).


Serviços de transacção

Estes serviços devem possibilitar o acesso aos principais tipos de transacções com as Universidades: operações financeiras, inscrições, aquisições, manifestações, consultas de documentos, etc. A exploração da interactividade na Internet com vista ao desenvolvimento dos serviços de transacção implica a transferência para a web de procedimentos e de operações administrativas e económicas que até ao momento apenas eram realizadas por meios tradicionais.

Para viabilizar estes eixos é necessário:

1. Um quadro global de referência composto por serviços electrónicos de base, de apoio aos serviços on-line e de uma infra-estrutura comum;

2. Um grande envolvimento das estruturas hierárquicas das Universidades Lusíada para explorar as oportunidades oferecidas pelas tecnologias web em proveito dos utilizadores;

3. Um esforço contínuo de cooperação entre os Departamentos e os Serviços, a fim de se evitar as inflexibilidades existentes e de assegurar a coerência.

Tendo em conta o exposto podemos esquematizar a seguinte calendarização para os próximos meses (2003/2004):

1. Criação e desenvolvimento dos portais e sub-portais (sítios temáticos) e disponibilização dos primeiros serviços on-line, de acordo com a nova arquitectura;

2. Construção de serviços electrónicos comuns de base e de serviços de apoio;

3. Disponibilização aos utilizadores de um conjunto completo de serviços on-line.

A coerência técnica e editorial das páginas web serão controladas por uma equipa.

Todos os projectos que envolvem a construção do Portal e-Lusíada devem ser considerados como projectos motores para todos os serviços das Universidades Lusíada, independentemente da sua localização. Assim sendo, a estrutura a desenvolver deverá ser a seguinte:

1. Sub-portais temáticos:

- Documentação, Informação e Investigação:
- Arquivo audiovisual
- Arquivo de teses e dissertações
- Bibliotecas
- Centros de Documentação Europeia
- Mediatecas
- Editora Virtual;
- Rede Portuguesa de Centros de Documentação Europeia;
- Notícias Lusíada;
- e-Referência.

2. Páginas web com alvos específicos:

- Serviço de imprensa;
- Diálogo com os discentes;
- Diálogo com os docentes;
- Diálogo com as empresas;
- Etc.

3. Páginas web estruturais:

- A virtualidade dos vários serviços deve estar estruturada nas novas páginas, reflectindo os conteúdos de forma interactiva.

O objectivo primordial deste projecto é, sem dúvida, o de atingir o nosso público-alvo, permitindo:

1. Dar a escolher o espaço e o tempo:

A utilização da Internet permite não só aceder aos conteúdos, a partir de locais próximos ou distantes, mas também num tempo e num ritmo escolhidos pelo utilizador ao longo do seu percurso dentro das Universidades.

2. Reforçar a qualidade dos conteúdos;

3. Oferecer maior flexibilidade e adaptabilidade:

O destaque recai sobre a individualização, a comunicação e o contacto com as entidades individuais e/ou colectivas.

4. Facilitar o acesso ao conhecimento:

As práticas de ensino e de acompanhamento dos alunos diversificam-se:

- Aposta nas TIC e, consequentemente, no ensino à distância, em função do perfil, das necessidades e dos objectivos dos alunos;

- Os meios de acesso, permanentes e directos, às fontes do saber e à sua utilização são múltiplos: Intranet, Extranet, Internet, etc. (recursos pedagógicos e documentais).

5. Aumentar a responsabilidade dos utilizadores:

O utilizador apresenta-se como um actor do seu percurso universitário e do conteúdo da sua formação que pode gerar em função do seu ritmo de aprendizagem. Assim, a plataforma web pode ser considerada como:

- Um dispositivo de formação modulador;
- Um sistema que responde às necessidades bem identificadas;
- Um meio que combina os recursos multimédia, a interactividade dos ambientes digitais, o enquadramento humano e administrativo necessário às aprendizagens e sua validação.


 

spacer
 
spacer
spacer
spacer
spacer

Optimizado para a resolução 800x600 px
Actualizado em